Xperiment
Laboratórios de Ciências
Materiais e Reagentes
- Cerca de 100 g de dicromato de amônio (NH4)2Cr2O7(s)
- Panela
- Um tripé
- Um fósforo
- Uma colher
Modo de fazer:
Primeiro você coloca cerca de duas colheres de dicromato de amônio sobre a panela que ficará sobre o tripé. Agora basta acender o fósforo e colocar fogo no centro do círculo de dicromato e observar a reação ocorrer.
Explicação Científica
Para que essa reação comece, o dicromato precisa receber uma energia mínima, que é a chamada energia de ativação. Ela é fornecida quando acendemos o fósforo e o aproximamos do dicromato.
Então, inicia-se uma reação inorgânica de decomposição do dicromato de amônio, com formação de três produtos, uma substância simples (gás nitrogênio) e duas substâncias compostas (óxido de crômio III e vapor de água). Essa equação química é dada por:
(NH4)2Cr2O7(s) → Cr2O3(s) + N2(g) + 4 H2O(v) + energia
Observe que essa é uma reação exotérmica, em que há liberação de energia. É isso que permite que a reação continue ocorrendo. O óxido de crômio III (Cr2O3(s)) é um sólido verde que aumenta espantosamente de volume, e os gases liberados projetam um pouco de óxido de crômio III, lembrando as cinzas expelidas por vulcões.
Como o sistema deste experimento é aberto, e houve liberação gasosa, a massa do sistema diminuiu, apesar de parecer que aumentou. Na verdade, houve aumento do volume que foi provocado pela liberação dos gases.