top of page
Experimento de Thomas Young

Como fora realizado o experimento da dupla fenda, que desta forma determinou o movimento ondulatório da luz. Essa experiência foi de primordial importância para determinar a natureza quântica para a física atômica e molecular.

Thomas Young

 Thomas Young nasceu na Inglaterra, na aldeia de Milverton, em 1773. Era autodidata e dentre outras obras, leu Principia Mathematica e Optickis, de Isaac Newton. Optou por ser médico, partindo para Londres em 1792, onde apresentou seu primeiro ensaio científico perante a Royal Society, chamado “Observation on Vision”. Após vários anos de estudos médicos em  Edimburgo e Gottingen, em 1797, voltou para Londres como doutor em medicina e membro da F.R.S (membro da Royal Society). Lecionou física na Royal Institution entre 1800 e 1802, demitindo-se do cargo ao alegar que esse interferia na sua prática da medicina. Durante o período em que esteve lecionando, proferiu diversas palestras que foram publicadas como “A course of Lectures on Natural Philosophy and the Mechanical Arts”, em 1807. Os temas de suas palestras abordavam gravitação, leis de Newton, o sistema solar, máquinas hidráulicas, natureza da luz e do som, entre outros assuntos.

Materiais

- Lazer

- Fio de cabelo

- Suporte fixo para o fio

- Papel milimetrado

Laser
Suporte fixo para o fio
Suporte para o laser

Considerações Finais

Com o experimento feito por Thomas Young, é possível comprovar a natureza ondulatória da luz. Ao passar pelo fio de cabelo, o raio de luz emitido pelo lazer. Ao presenciar a formação de um feixe de luz horizontal fracionado, Young explicou seu surgimento como sendo os seguimentos de luz onde a onda apresenta suas cristas e as lacunas onde estão os nós dela. Com isso, ele conseguiu provar experimentalmente que a luz se comportava como uma onda. Mais tarde, em 1905, Einstein comprovou o comportamento da luz como partícula através do experimento do efeito fotoelétrico, o que comprovou seu caráter dual, pois essa pode se comporta como onda e partícula. 

bottom of page