Xperiment
Laboratórios de Ciências
No início da história das civilizações a observação do movimento aparente do Sol foi utilizada como forma de medir o tempo, os homens primitivos notaram que ao longo do dia o tamanho das sombras variava de acordo com o movimento aparente da estrela.
Assim passou-se a utilizar estacas ou gravetos fincados na terra e observar o movimeneto de sua sombra. para definir o horário solar.
Materiais:
- Quadrado de Papelão (15x15cm ou 20x20cm);
- Caneta (de ponta média ou fina);
- Transferidor 360°;
- Régua;
- Clipes de Papel ou palito de dente;
- Fita adesiva;
Como fazer:
1°etapa: Ache o centro do papelão e posicione o centro do transferidor um em cima do outro, marque de 15° em 15° (desde 0° até 360°) - 0°,15°,30°,45° e assim sucessivamente.
2°etapa: Repetir o mesmo processo na parte anterior do papelão, tomando cuidado para que os pontos estarem na mesma posição em ambos os lados.
3°etapa: Traçar segmentos de reta nos pontos diametralmente opostos (0° e 180°, 90° e 270° por exemplo) em ambos os lados.
4°etapa: Preencher cada ponto, em ordem crescente de 0 a 24 (representando as horas) em ambos os lados
5° etapa: Coloque um palito de dente no centro no quadrado para representar o ponteiro.
6° etapa: O relógio deve ser clocado com seus lados virados para o leste e para o oeste, desse modo a parte contendo os números no sentido horário deve ser posicionado com o lado direito voltado à oeste (olhado de frente).
ATENÇÃO: um lado precisa estar igual ao outro, ou seja, se em um ponto o número marcado é o 1, do outro lado no mesmo ponto o número marcado precisa ser 1 também.
IMPORTANTE: o relógio precisa estar em paralelo com o eixo equatorial terrestre, desse modo, precisa-se construir um angulo complementar ao angulo em que sua cidade se encontra (graus longitudinais), no caso de São José dos Campos por exemplo, que tem longitude 23°, precisa-se de um angulo complementar 67°.